Menu

Formatos de imagens



Eae galera faz um tempinho que não posto por causa do trabalho do curso da faculdade mais estou voltando falando sobre os tipos de arquivos de imagens.

Das muitas peguntas que eu respondi no Yahoo a maioria delas era sobre como fazer "imagens que se mechem" ou "imagens sem fundo" ou " um uma imagem bem leve daquelas pra colocar em site" então pessoal respondendo essa perguntas essa imagens que tanto se fala tem um nome especifico de arquivo por exemplo as "imagens que se mechem " se chamam gifs e elas não exatamente precisam se mexer e elas são muito boas para colocar em sites pois são imagens leves, em fim eu vou lhes contar um pouco sobre os tipos de arquivos de imagens vamos lá:

  • GIFS : que significa Graphics Interchange Format ( Formato gráfico de troca) esse tipo de imagem foi criado para ser usado na internet, ele suporta imagens animadas porem a qualidade não é tao boa portanto é extremamente leve.

  • PNG : que significa Portable Network Graphics ou (rede gráfica portátil esse tipo de imagem passou a substituir o Gif porem ele não suporta animações o PNG nos possibilita criar uma imagem que não possui fundo portanto éla é uma boa pedida para criar banners e tudo mais. 

  • JPEG: que significa Joint Photographic Experts Group ou (conjunto de fotografias especias) junto com a extensão do DOS é o formato mais utilizado e conhecido atualmente. A maioria das câmeras guardam as fotos nesse formato e também é o arquivo mais utilizado na internet pois é compacto e suporta cerca de 17 mil cores distintas.

  • TIFF: ou Tagged Image File Format ou (marcadores de arquivos de imagem) é muito utilizado para impressão industrial ele permite armazenar uma identificação na hora de salvar a imagem tem as mesmas propriedades que o JPEG e também muitas câmeras utilizam essa forma de imagem.

  • BMP: que significa Windows Bitmap é usando especificamente pelo windows ele possibilita gravar imagens com tamanhos mair que o normal.

  • SVG: Scalable Vector Graphics é um formato de imagem vetorial ou seja ela pode ser customizada sem perder as propriedades.

  • PCD é um arquivo de imagem especifico da kodak.

  • DWG : são arquivos de texto no padrão ASCII utilizados para armazenar dados de programas CAD.

  • RAW: é um formato único padronizado pelo RAW é utilizado na maioria das câmeras digitais.

  • ICO : tipo de imagem originado por programas por ser leve para ser carregado ele é essencial para melhorar a interface gráfica de nossos sistemas.
Lembrando que imagens como:
JPEG, GIF, PNG,  são imagens do tipo "Raster" ou seja ela tem um tamanho pré determinado pelo criador quando você tentar redimensionar ela vai perder qualidade.
É isso ai pessoal duvidas e sugestões deixem nos comentários ate a próxima.


0 comentários :

Postar um comentário